Circuito de Literatura Nacional 2013


O Comitê Regional do Proler Blumenau (Programa Nacional de Incentivo à Leitura) através da Fundação Cultural de Blumenau e Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller apresenta o Circuito de Literatura Nacional 2013. A programação envolve atividades de incentivo à leitura e promoção da literatura em instituições e cidades onde os integrantes do Proler atuam, e locais que tiveram interesse de ter sua programação inserida (Blumenau, Gaspar, Indaial, Timbó, Pomerode e Brusque).
O Circuito de Literatura Nacional acontece para comemorar o mês de abril, que é marcado pelos dias nacional e internacional do livro infantil e juvenil.
O nascimento de Hans Christian Andersen, em 2 de abril de 1805, na Dinamarca, quando comemora-se o dia internacional do livro infantil e juvenil e o dia nacional é destacado pelo nascimento de Monteiro Lobato em 18 de abril 1882 na cidade de Taubaté – SP.
As informações de cada ação, bem como contatos para participação ou agendamento de grupos seguem:


Em Blumenau:

Tem Circuito de Literatura Nacional

Quando: 15 a 19 de abril
Onde: Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller, Horto Botânico Edith Gaertner, Museu da Família Colonial e Espaço Alternativo da Fundação Cultural de Blumenau
Horário: 9h às 11h e das 14h às 17h
Responsáveis: Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller em Parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Blumenau com apoio do PROLER.
Informações: movimento literário com leitura e contação de histórias de Monteiro Lobato e demais escritores brasileiros. As histórias são lidas e/ou contadas às crianças por personagens de Monteiro Lobato (D. Benta, Tia Nastácia, Visconde de Sabugosa, Emília e Narizinho).
Contato: 3381 7511 | biblioteca@fcblu.com.br com Sandra ou Verena



Tem Exposição do Sítio do Picapau Amarelo
Quando: 10 de abril a 20 de maio
Onde: interior da Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller
Horário: 8h às 17h30min (segunda à sexta) e sábados (das 8h às 12h) - visitação gratuita
Contato: 3381 7511 – agendamento de visitas
Responsáveis: Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller com apoio do PROLER
Informações: exposição que retrata a vida no Sítio do Picapau Amarelo, recuperando os personagens, a vida e obra de Monteiro Lobato.


Tem Mostra Literária “A História do Livro”

Quando: 10 a 30 de abril
Onde: interior do Mausoléu Dr. Blumenau
Horário: 10h às 16h (terça à domingo)
Contato: lucas@fcblu.com.br
Responsáveis: Sesc e PROLER, com a parceria da Diretoria de Patrimônio Histórico da Fundação Cultural de Blumenau
Informações: A Mostra Literária A História do Livro”, conta com textos de Carlos Henrique Schroeder e design de Roberto Lanznaster. Explica, por meio de 10 banners, a trajetória do livro desde a invenção do papel até os ipads. 

Tem Leituras e Leitores em Movimento

Quando: 23 e 25 de abril
Onde: Espaços externos e internos da Escola Municipal Alwino Dorow - Fortaleza Alta.
Horário: 8h às 13h30min
Contato: Macilene Venturi pelo fone - 3323 8658
Responsáveis: Escola Municipal Alwino Dorow (Direção, professores, serviços gerais e comunidade escolar) com apoio do PROLER.
Informações: O Movimento de leituras e leitores acontecerá em forma de circuito, em cada espaço haverá uma temática específica: contos, poesias, história em quadrinhos e narrativa visual, onde pequenos grupos irão circular e ouvir histórias de autores brasileiros, mediadas por todos os funcionários da escola, envolvendo também a comunidade escolar. 


Tem MovimentAÇÃO Literária

Quando: 18 de abril
Onde: Espaços internos da EBM Patricia Helena Finardi Pegorim - Fortaleza Alta.
Contato: Mara (coordenadora) ou Cristiane (biblioteca) pelo fone 3323 8657
Horário: 8h às 13h30m.
Responsáveis: EBM Patricia Helena Finardi Pegorim. Direção, coordenação e professores, agente de biblioteca.
Informações: Esta MovimentAção literária já ocorre mensalmente, porém exclusivamente em abril, serão destacadas obras de autores brasileiros. Os professores farão leituras às turmas em suas salas.

Tem Movimento Literário

Quando: 24 de abril
Onde: EBM Alberto Stein
Horário:  das 7h45min às 11h e  das 13h30min às 17h
Contato: 3325 1424 com Débora ou Franciele
Responsáveis: coordenação e professoras da EBM Alberto Stein com apoio do PROLER.
Informações: sob iniciativa das professoras Aroraima e Carla, o movimento foi organizado pela coordenação da escola (Débora e Franciele) e conta o envolvimento da comunidade (pai de um aluno - Daniel), que é músico e também com a professora e promotora de leitura da biblioteca da unidade de ensino (Fátima). As crianças, no decorrer do movimento percorrem por quatro espaços de leitura diferentes. Neles se envolvem com a leitura, contação de histórias, música e irão interagir com vários personagens presentes nas histórias.

­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­Tem Momento Literário

Quando: 15 a 19 de abril
Onde: Múltiplos Espaços da EBM Professora Nemésia Margarida
Horário: 8h e 14h
Responsáveis: Professora Rosane com apoio do Proler.
Contato: Fone: 3334-2138 - E-mail: ebm.nemesia@yahoo.com.br (com Rosane)
Informações: O momento literário acontece mensalmente em dias e horários determinados e envolve alunos, professores, gestores e funcionários da escola. A cada mês, as estratégias e os espaços são organizados de maneira diferente, sempre com o objetivo de fazer com que estes momentos sejam únicos e o espaço agradável. Exclusivamente no mês de abril serão realizadas leituras literárias de autores brasileiros, em homenagem ao Monteiro Lobato e ao dia Nacional do Livro Infantil. Além do momento literário, os alunos do 1º ano receberão seu primeiro livro de literatura: “Que saudade que dá” doados pela autora:  Tânia Regina da Costa Minella.


Tem Semana de Monteiro Lobato

Quando: 17 de abril - Apresentação da Biografia de Monteiro Lobato e leitura de obras de Lobato e Andersen
18 de abril - vídeo Sítio do Pica Pau Amarelo
Em todo mês de abril histórias de Monteiro Lobato e Hans Christian Andersen serão lidas na biblioteca.
Onde: no auditório, pátio e biblioteca da EBM Professora Alice Thiele

Horário: 7h45min e 13h30min
Contato: 3322-1259 e 9190-0046 - com Vera e Sônia
Responsáveis: Direção, coordenação e professoras do Projeto de Leitura e Pesquisa da biblioteca da EBM Alice Thiele com apoio do PROLER.
Informações: tem por objetivo promover a leitura e a biblioteca, contribuindo com a formação de leitores, estimulando os alunos a buscarem na literatura um caminho para o exercício da criatividade, da imaginação e da cidadania, além de homenagear o Dia Nacional e Internacional do Livro Infantil.


Tem o sítio na escola

Quando: 12 de abril
Onde: Espaços internos da E.B.M Gustavo Richard, praça em frente a escola e casa da vizinha.
Contato: Angeli 8412 8347 ou 3323 4480 Anabela (coordenadora pedagógica)
Horário: das 8h às 10h30min e das 14h às 16h.
Atendimento: Jardim II do CEI Henrique Reif e crianças do pré ao 3º ano da EBM Gustavo Richard.
Informações: o movimento de leituras, leitores e brincadeiras acontecerá em forma de circuito com 7 espaços. Em cada espaço haverá uma atividade ou personagem do Sítio do Pica Pau Amarelo contando as aventuras que acontecem no sítio. Este ano foram convidados: Dona Benta, Tia Nastácia, Tio Barnabé, Pedrinho, Narizinho (que traz a Emília sua boneca de estimação), Visconde de Sabugosa e claro o Marques de Rabicó, pois o casamento da Emília com o Rabicó não pode faltar. A Cuca e o Saci esperamos que este ano não apareçam, pois já causaram muitos problemas. Este ano teremos espaço com pintura de rosto, onde as crianças se transformarão em Emília’s e Visconde’s. Além disso, espaço com música e canto, onde as crianças irão cantar as músicas do sítio acompanhadas de uma aluna que toca violão. Na praça faremos brincadeiras de antigamente. Para terminar acontecerá o casamento da Condessa de Três Estrelinhas com o Marques de Rabicó. Após a cerimônia as cozinheiras servirão uma deliciosa merenda para os convidados. Isso que o Rabicó não invadir a cozinha. Você é nosso convidado!
Responsáveis: Todos os personagens e monitores nos espaços serão alunos dos 6º ,7º, 8º anos e 8ª série, direção, coordenação e professores da EBM Gustavo Richard com apoio do Proler.


Em Pomerode:

Tem Exposição das obras de Monteiro Lobato

Quando: de 15 a 19 de abril
Onde: Biblioteca Municipal de Pomerode
Informações: exposição de obras de Monteiro Lobato, objetivando provocar o desejo de ler e apreciar as obras de Monteiro Lobato, estimulando a leitura literária.
Horário: das 7h30 às 17h
Responsáveis: Prefeitura Municipal de Pomerode/Biblioteca Municipal, com o apoio do Proler.
Contato: biblioteca@pomerode.sc.gov.br - (47) 3387 6801 (com a bibliotecária Viviane)



Em Timbó:

Tem O PICAPAU AMARELO nos caminhos de Timbó

Emília lê Lobato
Quando: 18 de abril
Onde: E.M. Padre Martinho Stein
Contato: com Rosângela pelo telefone 3382 2622.
Horário: das 8h às 9h e das 13h30min às 14h30min
Informações: o Grupo Monteiro Lobato, representado pela personagem Emília, lerá histórias de Monteiro Lobato e de outros escritores nacionais nas salas de aula de toda a escola.
Responsáveis: Coordenação pedagógica e Grupo Monteiro Lobato da E.M. Padre Martinho Stein.

Tem Histórias levadas pelo Bondinho do Sítio do Picapau Amarelo

Quando: 18 de abril
Onde: ruas, supermercados, farmácias, padarias, bancos, lojas, terminal rodoviário, praças, restaurantes, rádios, dentre outros.
Contato: com Gilmara pelo e-mail grupounidunite@gmail.com
Horário: das 7h às 17h
Informações: o Grupo Uni Duni Tê, passeará, com um bondinho, animado pelos personagens do Sítio do Picapau Amarelo, dirigido pelo “Tio Barnabé” pelas ruas e estabelecimentos de Timbó, contando e lendo histórias, como também declamando poemas. O Grupo contará com o apoio do Grupo Monteiro Lobato da E.M. Padre Martinho Stein.
Responsáveis: Fundação Cultural de Timbó, Representação do Comitê Regional do PROLER/Blumenau em Timbó e Grupo Uni Duni Tê – Contadores de Histórias da Fundação Cultural de Timbó.


Tem Bell e Lobato: um Encontro Bem Brasileiro

Quando: 22 de abril.
Onde: Casa do Poeta Lindolf Bell.
Contato: com Sibele pelo telefone 3399 2074 ou pelo e-mail graoeventos@lindolfbell.com.br
Horário: das 8h às 17h
Informações: o Grupo Uni Duni Tê, contará alguns episódios do livro: O Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato e declamarão poemas de Lindolf Bell em lugares diferenciados da Casa do Poeta Lindolf Bell. A Emília, interpretada por Angeli Jacinto, do Proler de Blumenau, estará presente com suas ‘célebres’ histórias. O Grupo Monteiro Lobato contará episódios escritos por Monteiro Lobato.
Responsáveis: Fundação Cultural de Timbó, Representação do Comitê Regional do PROLER/Blumenau em Timbó, Casa do Poeta Lindolf Bell,Grupo Uni Duni Tê – Contadores de Histórias da Fundação Cultural de Timbó e Grupo Monteiro Lobato da E.M. Padre Martinho Stein de Timbó.


Em Indaial


Tem a REFORMA DA NATUREZA: dos tempos de Lobato aos dias atuais

Quando: de 22 a 26 de abril.
Onde: Bibliotecas das Escolas Municipais de Indaial.
Contato: com Lourdes ou Fábia pelo fone 47 3317 8800.
Horário: cada escola terá seu horário próprio.
Informações: é uma ação fruto da formação “Conta Que Te Conto: memórias de um sítio não muito distante”, ministrada pela professora e representante do Proler em Timbó, Gilmara Mendes Goulart, às Agentes das Bibliotecas do município de Indaial. A ação envolverá leitura, contação de histórias, principalmente da história: “Reformas da Natureza” confecção dos personagens, visita da turma do sítio nas escolas, cartas aos avós, tios que viveram na época de Lobato, reformas de brincadeiras, dentre outras que cada escola, em conjunto com todo corpo docente escolar decidir realizar nesta semana. 
Nessa mesma semana alunos das escolas participantes irão à rádio local ler histórias e poemas de autores nacionais.
Responsáveis: Secretaria de Educação, direção, coordenação, agentes de bibliotecas, professores e pais, com apoio do Proler.




Em Gaspar

Tem Andanças de Lobato pelas Escolas Gasparenses

Teatro: Turma do Sítio na Escola
Quando: 19 de abril
Onde: E.E.B. Ervino Venturi
Contato: Maria Rosali da Costa (3332-5214 ou ervinoventuri@yahoo.com.br)
Horário: 9h30min  e 14h
Informações: Teatro apresentado pelos alunos dos 5º anos da professora Viviane Luiz Wilbert que conta a ilustre visita de Monteiro Lobato na escola de Dona Benta e seus adoráveis alunos.
Responsável: professora Viviane Luiz Wibert, com apoio do Proler.

Encantem-se ouvindo histórias de Lobato
Quando: 17 de abril
Onde: E.E.B. Ervino Venturi
Contato: Maria Rosali da Costa (3332-5214 ou ervinoventuri@yahoo.com.br)
Horário: das 8 h às 11h e das 14h às 17h
Informações: Leituras dos textos de Lobato em tendas como circuito para os alunos da escola e demais convidados da comunidade. Textos a serem lidos: Saci, Reinações de Narizinho, Fábulas, Caçadas de Pedrinho.
Responsáveis: grupo de professores e bibliotecária da escola Ervino, com apoio do Proler.

Histórias de Lobato
Teatros: Pílula Falante e O Sítio do Picapau Amarelo
Quando: 16 e 18 de abril (matutino e vespertino) – 17 de abril (matutino)
Onde: Biblioteca de E.E.B. Prof. Vitório Anacleto Cardoso
Contato: Sávia e Luciana – 3332-1614
Informações: caracterização dos personagens, apresentar histórias de Lobato e poemas. Para finalizar, faremos uma confraternização com todos os alunos saboreando um delicioso “bolinho de chuva”.

Circuitos de Leitura: Dialogando com Lobato
Quando: 16 e 19 de abril
Onde: E.E.B. Dolores Krauss
Contato: Vera Lúcia S. Theiss
Horário: 16 de abril às 14h30min
               19 de abril às 11h
Informação: O circuito de leituras conta com a participação de todos os professores dos anos iniciais na distribuição de leituras para as crianças, em pequenos grupos. Grupo etário: estudantes do 1º ao 5º ano do Ens. fund.
Responsáveis: Daniela Odete de Oliveira e Vera Lúcia S. Theiss, com apoio do Proler.

Encontro de Fábulas
Quando: 16 a 18 de abril
Onde: E.E.B. Ferandino Dagnoni
Contato: Agente de Biblioteca Ângela E. Z. Alves
Horário: matutino e vespertino durante o horário das aulas.
Informações: Caracterização dos personagens do Sítio de alguns alunos dos anos finais que passarão nas salas para fazer leituras das fábulas de Lobato.
Responsável: Ângela E. Z. Alves, com apoio do Proler.

----------------

Quem nunca se encantou com os personagens de Lobato? Com o caipira “Jeca Tatu”? Com a menina Narizinho e sua boneca de pano Emília, a boneca mais famosa do Brasil? Mais que escrever histórias infantis, Lobato conseguiu pensar como criança e dialogar com elas. Não é a toa que suas obras sobrevivem ao tempo, vivem entre nós e influenciam gerações. E assim Lobato esse inquieto, que quis “escrever livros onde as crianças pudessem morar” deixou suas marcas no tempo.
Monteiro Lobato foi uma criança diferente dos outros garotos de sua geração. A cara enfiada nos livros e os olhos brilhantes a enxergar para muito além da janela do quarto denunciavam uma mente inquieta e fértil imaginação. Seu espaço preferido era a biblioteca do Visconde, da Rua XV de Novembro em Taubaté, onde passava horas folheando revistas ilustradas e aventurando-se nos clássicos da literatura. Lobato reaviva suas lembranças dos tempos de menino, repletas de cenas da roça onde passou a infância.
No cenário do sítio da D. Benta fazia transcorrer o Brasil de seus sonhos: democrático, sem opressão, capaz de construir uma grande Nação.
E o fez opondo-se ao conceito de que crianças eram adultos reduzidos em idade e estatura. "A criança é um ser onde a imaginação predomina em absoluto”, defendia. "O meio de interessá-la é falar-lhe à imaginação”. Captando a lógica e a estrutura do pensamento infantil, Lobato não falava para elas, mas como e no lugar delas.
De 1920 a 1947 lançou 22 títulos que eram editados pela Editora Brasiliense. Em 2007, ano em que se comemorou o 125º aniversário de nascimento de Monteiro Lobato, a Editora Globo trouxe de volta às livrarias a obra do criador do Sítio do Picapau Amarelo. 

Comentários

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *