23º Encontro Regional do PROLER - Conhecendo os palestrantes: Celso Sisto

Celso Sisto

Nasceu em 1961, no Rio de Janeiro, mas está radicado no Rio Grande do Sul desde 1998. É ator, arte-educador, ilustrador, contador de histórias, especialista em literatura infantil e juvenil, mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Doutor em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e realizou estágio de Pós-Doutoramento na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atuou como professor da PUC do Rio Grande do Sul e da FACCAT (Faculdades Integradas de Taquara), nos Cursos de Letras e Pedagogia, nas disciplinas de literatura infantojuvenil, artes cênicas e artes visuais, bem como de escrita criativa e contação de histórias. Também coordenou pela Faculdade de Letras da PUCRS, o projeto de contação de histórias na Pediatria do Hospital São Lucas, que pertence à referida universidade.

Escritor de livros para crianças e ilustrador, já publicou mais de oitenta livros e colecionou alguns prêmios, como autor e ilustrador revelação pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil em 1994 e 1999. Em 2011, seu livro "Diáfana" foi a primeira obra infantil agraciada com o prêmio de Livro do Ano no Açorianos. É autor, entre outros, de "Ver-de- ver-meu- pai", "Eles que não se amavam", "A compoteira", "O casamento da princesa", "Emburrado", "Mãe África", "Chá das dez", "Kalinda, a princesa que perdeu os cabelos e outras histórias africanas", "Luz dos meus olhos". Já foi o responsável pelas colunas de crítica literária no Jornal Mundo Jovem (PUCRS) e no portal ARTISTAS GAÚCHOS (RS). Atualmente assina as colunas “Lugar na Prateleira” e “Educação pela arte’, na revista Rainha dos Apóstolos (RS) e Mia (RS), Foi o criador e coordena o “Seminário A arte de contar histórias”, anualmente na Feira do Livro de Porto Alegre (RS) e atuou como criador e curador do Seminário Internacional de Contadores de Histórias, da Feira do Livro de Canoas (RS) e do “Seminário Internacional de Contadores de Histórias”, na Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo (RS).

Também criou e coordena as oficinas de escrita criativa de literatura infantil LABORATÓRIO DE AUTORIA, o grupo de pesquisa em literatura infantil e juvenil AIAIÁ CLUBE DO LIVRO, o grupo de leitura de literaturas africanas ALUABÁ CLUBE DO LIVRO, o grupo de contadores de histórias PONTO DE TECER HISTÓRIA e a ORCHESTRA DE POESIA. Em seu atelier RAIZ DA COR, em Porto Alegre ministra todos esses cursos e investe profissionalmente na formação de novos contadores de histórias.

Site do autor


15 de maio (3ª feira)
19:30h - PALESTRA: CELSO SISTO
Tema da palestra: "A indivisível arte de ser leitor para ser escritor"

Comentários

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *